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CUIDADOS COM A FOME EMOCIONAL

É, isso mesmo, existem diferentes tipos de fome, e muitas vezes nós sentimos mais fome por estar envolvido emocionalmente a alguma situação ou momento que estamos passando.

Geralmente comemos por conta de uma necessidade física, o alimento se torna combustível para nosso corpo continuar em funcionamento. No entanto, sem perceber, às vezes buscamos algum alimento específico movidos pela fome emocional.

A fome emocional não é uma fome real. É uma necessidade baseada nos sentimentos. Um bom exemplo: É aquele momento que você abre a geladeira e pega o primeiro doce que vê pela frente, sem pensar, e quando você percebe, já é tarde.
Pensando nisso a Force One academia, juntamente com especialistas, separou algumas diferenças entra a fome emocional e a fome física para você entender melhor e se preparar nesses momentos.

Fome Física VS Fome emocional

Fome Física

– Aumenta gradualmente e você consegue esperar um pouco para comer.
– Não desaparece se você fizer qualquer outra atividade.
– Você para de comer quando está saciado.
– Após comer, você tem a sensação de prazer e bem-estar.

Fome Emocional

– Surge repentinamente e com vontade de comer uma coisa especifica (normal alimentos bem calóricos e sem muito valor nutricional)
– Você não consegue esperar, é algo urgente e tem  que ser naquele hora.
– Desaparece quando você faz outras atividades.
– Não se sente saciado e desencadeia sensação de culpa e frustração.

Agora que você aprendeu sobre a diferença entre os dois tipos de fome, aqui embaixo temos algumas dicas para te ajudar a evitar a tão famosa fome emocional.

 


 

5 dicas para evitar a fome emocional

 

1  – Identifique os gatilhos – o primeiro passo é ter consciência dos gatilhos que acionam sua vontade de comer. Repare em quando surge o desejo e trabalhe na solução.

 

2 – Mastigue devagar – A sensação de saciedade demora a chegar até o cérebro, por isso é importante comer com calma.

 

3 – Procure outras formas de satisfação – Existem outras atividades que podem te dar a sensação de bem-estar. Leitura, jogos e exercícios físicos são alguns exemplos.
4 – Pratique mindful eating – A técnica propõe a atenção plena. Comer na frente do computador ou da tv, por exemplo, tira o foco do prato, e faz você comer sem necessidade.

 

5 – Pratique exercícios físicos – Uma das causas de fome emocional é a ansiedade, que pode ser combatida com atividade físico.

 
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