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Dores no treino?

3 dicas para não sentir dores depois do treino.

 

Você sente muitas dores quando está treinando ou quando finaliza seu treino?

Muitas pessoas sentem dores diversas e frequentes em seus treinos, às vezes a dor pode ser muscular, ou por pular algumas etapas, é muito importante entender o que sente antes de continuar a se exercitar, assim você pode evitar complicações futuras e principalmente não ter nenhuma lesão.



Entender que realizar um treino com uma carga mais elevada diferente do peso que é usado habitualmente, ou realizar um novo treino, com diferenças do treino anterior, é desenvolvido uma série de novas microlesões nos músculos do corpo.

 

Não precisa se preocupar pois essas pequenas lesões são esperadas e totalmente importantes para o desenvolvimento e evolução do seu treino, pois conforme a recuperação dos músculos constrói um conjunto de fibras muito mais resistentes e fortes, e com isso o condicionamento muscular aumenta e evolui. 

 

Você está sentindo dor e não sabe se vai descansar ou treinar?

Entenda o nível da sua dor, lembre-se que essa dor é um sinal que seus músculos ainda estão se recuperando, pois a fibra está sendo regenerada desde o último treino, então caso você pudesse enumerar a dor que sente de 0 a 10, e sua dor passar de 7 é importante descansar e se recuperar, caso contrário pode ir para treino.

 

Pensando nisso, nosso time de especialistas separou 3 dicas simples que vão ajudar você a fazer seu treino de forma eficiente e atingir um ótimo resultado.

 

1 – Não pule o aquecimento.

Prepare seu corpo para o esforço que virá, uma caminhada ou pedalada de 10 minutos, sem muita intensidade, já vai diminuir muito a chance de você sofrer dores depois do treino.

Outro método é fazer uma série de 15-20 reps com metade da carga que você pretende usar no treino. (isso é feito individualmente para cada grupo muscular).

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2 – Treine por cima da dor

Uma boa forma de diminuir dores musculares tardias futuras é estimular de forma leve os músculos doloridos.

Ao exercitar um músculo dolorido, você acelera a adaptação do mesmo em relação ao esforço e aos sofrer futuramente.

 

3 – Alongue depois do treino.

O alongamento ajuda a aliviar as dores musculares provocadas pelo exercício físico, relaxando os músculos e reduzindo a tensão.

Isso vai ajudar a melhorar o desempenho, evitar lesões e ainda aumentar a amplitude dos movimentos na hora de malhar ou mesmo nas atividades do dia a dia.

Agora você está pronto para treinar e não sentir dores.

 

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